Linguagem Visual utilizada em anúncios: conheça as estratégias

Livit.mktservices
3 min readOct 5, 2021

--

Quando falamos sobre identidade visual, muitas ideias surgem em nossa mente. Nos textos passados, conversamos sobre as ferramentas que ajudam a otimizar processos, melhorar a experiência dos usuários e entender como Inbound Marketing agrega valor ao seu produto e serviço. E para vender na internet, a preocupação com a linguagem visual nos anúncios deve ser constante.

Para ficar por dentro de tudo, leia nossos artigos:

· Tudo que você precisa saber sobre UX e UI;

· Inbound Marketing;

· Saiba como aumentar o tráfego do seu site;

· Nutrição de Leads: entenda o que é e para que serve;

· Saiba o que é Design Thinking e conheça alguns cases de sucesso.

Linguagem visual e publicidade

A linguagem visual ​​usa elementos que fazem referência à empresa. Já a publicidade utiliza uma abordagem capaz de atingir as massas. A junção das duas cria não só oportunidades, como melhora a credibilidade da sua marca, isso se corretamente aplicada.

Ao falar sobre Marketing é importante essas vertentes, pois vão muito além de apenas enunciados, fazendo uso de diversas referências. É direta, acessível e está presente em tudo o que vemos por aí, tudo mesmo! E nem é preciso sair de casa para perceber, basta olhar para a tela do seu celular, computador ou televisão.

Leia também: O que é o Facebook Meta?

Tudo que consumimos está cercado por mensagens que tem a intenção de prender nossa atenção. Isso é evidente, já que a palavra publicidade deriva do latim “publicus”, que significa “público” em português. E seu objetivo é exatamente conquistar as pessoas. Vale lembrar que não precisa ser necessariamente escrita, mas também peças publicitárias, imagens, vídeos, músicas e tudo o que pode atrair uma pessoa e ​​promover sua fidelização, criando sensações agradáveis e produtivas.

Alguns especialistas explicam essa atração como um trabalho de desejo versus a necessidade, junto de um toque de persuasão. Ao explorar ideias e trabalhar com a imaginação das pessoas, é possível criar um ambiente propício, vasto e acessível. Mas isso não é tão fácil como parece, e todo cuidado ao oferecer algo às pessoas, é pouco.

Existem leis de proteção ao consumidor para evitar que propagandas enganosas prejudiquem o público. O Código de Defesa do Consumidor é exigente quanto à proibição da propaganda enganosa, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, característica, qualidade, quantidade, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

Você pode se interessar: Os 8P’s do Marketing digital

Como entender a linguagem visual?

Nós, seres humanos, estamos ligados a tudo ao nosso redor, vendo, observando e analisando. Sabendo disso, as marcas e empresas trabalham com a intenção de passar a mensagem e fazer ela se destacar na multidão para chamar a atenção dos clientes em potencial.

O público procura por ideias que surpreendam. Atender as expectativas dos clientes e mostrar que sua empresa se importa com eles, gera conexão e com a estratégia de Marketing certa, a arte de convencer acontece naturalmente. É imprescindível estar sempre de olho nas tendências da sociedade, para que os anúncios criem uma identificação com o consumidor.

Produzir estratégias, pesquisar as tendências e trabalhar com o que as pessoas querem ou estão antenadas, fortalece sua marca e conquista credibilidade.

Leia mais: Conteúdo gerado por usuário (UGC)

Seja reconhecido por seu público

Muito cuidado ao apostar no que está fora do seu alcance. As pessoas estão atentas a tudo e a todos. Basta um acesso a qualquer uma das redes sociais para ficar de frente com um bombardeio de notícias, novidades e polêmicas. Chamar a atenção pode levar a dois caminhos: sucesso ou fracasso total. A maior parte dos consumidores toma decisões de compra depois de pesquisar na internet, seja para tirar dúvidas ou conhecer a opinião de outros clientes para validar sua decisão.

Valorize seu investimento: de nada adianta criar a comunicação visual da marca se ela não for divulgada. Lembre-se: “quem não é visto não é lembrado”. Para entregar valor a cada conteúdo, é preciso conhecer de verdade o seu público. Os conteúdos gerados seguem uma diretriz planejada por meio de dados tangíveis, de forma a criar conexão entre todos os canais digitais.

Tão importante quanto desenvolver um bom plano de conteúdo é garantir uma distribuição estratégica, sem margem para erros. E a Livit tem soluções que vão te ajudar. Venha voar com a gente.

Não deixe de ler: LGPD e Solução com SEO

--

--

No responses yet