Nutrição de Leads: entenda o que é e para que serve

Livit.mktservices
3 min readAug 12, 2021

--

Em algum momento, você já deve ter se deparado com ela, seja em um artigo, texto ou vídeo. Enquanto vivemos a era da tecnologia, presenciando tantas mudanças, termos como este ganham cada vez mais destaque, sendo apresentados como soluções e métodos que prometem inovar com um sistema automático pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem. Estamos falando da nutrição de leads!

Na prática, basta lembrarmos das fábricas por aí. Seja qual for seu segmento, sempre haverá um processo de automação envolvido. Além de trazer mais agilidade ao processo de produção, vários estudos provam que a redução de custos é significativa quando o processo é bem aplicado da forma correta. E não seria diferente com o Marketing Digital.

Falando em termos de melhoria digital, transformações de processos e atração de consumidores como decorrência da automação, precisamos também citar a captação de leads, que nada mais são do que pessoas que demonstraram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa, descritos como potenciais clientes.

Leia mais: Canais de atendimento e a Covid-19

Como funciona a captação de leads?

Para explicar com exemplos simples, vamos pensar um pouco sobre nossa experiência como consumidores. Quando acessamos algum site, seja para pesquisar o preço de algum produto ou apenas conseguir informações, mesmo sem saber, já nos tornamos potenciais clientes. Isso acontece de forma automática, num piscar de olhos, ou vai dizer que você nunca se perguntou como “magicamente” produtos e serviços de seu interesse começaram a aparecer aos montes em suas redes sociais depois de uma simples pesquisa?

Isso só é possível graças aos mecanismos da Inteligência Artificial (IA) que se baseiam em seu histórico de buscas. Desse modo, o que chamamos de nutrição de leads começa a acontecer. Este processo leva em consideração o comportamento do consumidor no momento de personalizar o conteúdo oferecido e segmentar os seus interesses. Porque ​​despertar sensações e emoções capazes de criar conexões conscientes e inconscientes é fundamental para se tornar a primeira escolha dos clientes.

Indicação de leitura: Os 8P’s do Marketing digital

Existem várias outras formas que fazem todo esse processo acontecer, desde a criação de formulários para preenchimento, que colhem informações valiosas sobre os interesses de potenciais clientes, até e-books com conteúdos pensados detalhadamente para cada situação, e-mail marketing e assinatura de newsletter para trabalhar essa captação.

Manter um fluxo de nutrição para um segmento específico com o propósito de fazê-lo atingir um determinado objetivo é o grande segredo da conversão.

Não deixe de ler: Brand Awareness: confira como promover sua marca nas redes sociais

Quais os benefícios da automação?

As empresas e fornecedores de produtos e serviços sabem da importância que a prospecção tem. Além de atrelar suas vantagens a um processo capaz de otimizar o tempo, com a automação ainda é possível:

· Divulgar conteúdos com maior frequência;

· Contar com trabalho totalmente automático;

· Organizar os leads que demonstram interesse;

· Garantir uma porcentagem de acesso maior aos seus produtos,

· Criar parâmetros para campanhas de marketing assertivas.

Imagine se todos dias a sua equipe tivesse que verificar quais páginas e materiais seus leads acessaram para enviar conteúdo relacionado para cada um deles de um jeito manual? Retrabalho e complicações significam prejuízo, e mudar esse cenário é o objetivo principal da automação.

Toda a estratégia de Marketing Digital visa atrair clientes para um funil de vendas. Por isso, faça questão de entender as demandas de seus leads e aproveitá-las como instrumento de otimização das suas campanhas de nutrição. Já que, na Internet, esse processo é bem mais complexo e seus clientes podem surgir por meio de diversos canais.

Mas isso não acontece do dia para noite, então, além de investir, é preciso se preparar para conquistar essa “captura”. Afinal, como clientes e consumidores sabemos a importância de uma boa aproximação e relacionamento com nossos fornecedores.

Quer conhecer mais sobre Marketing Services e entender como criar estratégias para captação de leads? Fale com nosso time para garantir os resultados esperados.

Leitura indispensável: Linguagem Visual utilizada em anúncios

--

--