Os 8P’s do Marketing digital

Livit.mktservices
5 min readNov 9, 2021

--

Chegamos a um assunto muito conhecido no mundo do Marketing, um dos mais importantes e necessários para as pessoas que desejam se desenvolver no infinito universo digital. Neste texto, vamos conhecer os 8P ‘s do Marketing Digital. Um assunto muito conhecido pelos especialistas e de extrema importância aos que ingressam na área. Mas, antes de entender os oito, precisamos conhecer seus antecessores, aqueles que inspiraram estratégias e contribuíram para que as experiências se tornassem ainda melhores.

Leia mais: Linguagem Visual utilizada em anúncios: conheça as estratégias

4P’s do Marketing: o que você precisa saber

O Marketing começa com métodos e estratégias que ajudam a sanar as necessidades e desejos humanos. Assim, em 1960, o professor Jerome McCarthy, com a mentoria de Philip Kotler, desenvolveu a ideia dos 4P’s, que nada mais é do que produto, preço, praça e promoção.

Vamos entender de forma breve cada um deles:

1. Produto: não existe segredo. Este P é o que você vai vender e o que o cliente verá da sua empresa. Dentro dessa análise é importante deixar claro que falamos sobre preço, qualidade e o que seu produto tem a oferecer aos clientes. Lembre-se: esse P não é apenas o valor monetário, e sim o valor agregado;

2. Preço: é quase sempre o principal fator que leva um consumidor a escolher um produto ao invés de outro. Ao mesmo tempo que os clientes querem qualidade, eles nunca vão deixar de checar o valor a pagar e, claro, pesar o custo-benefício antes das suas compras;

3. Praça: onde e para quem ofertar? São as formas que seu cliente chega até você, seja por uma loja física ou on-line e a facilidade no processo de compra;

4. Promoção: como será promovido, divulgado e ofertado? A promoção está diretamente ligada ao marketing e branding. Mas não se deixe enganar, apesar da palavra parecer tentadora, não significa “promoção” como descontos ou vantagens. Neste caso é apenas para levar seu produto até o público-alvo pelos melhores meios de divulgação da marca.

Dica de leitura: Brand Awareness: confira como promover sua marca nas redes sociais

O que são os 8P’s do Marketing digital

Agora que o conceito principal foi explicado, ficou fácil entender que os 8P ‘s do Marketing digital nada mais são do que um complemento de seus antecessores. Vale a pena ressaltar a importância da palavra digital aqui. Quando os 4P’s nasceram, lá em 1960, o mundo era outro, e o modo como as pessoas faziam suas compras também. É normal e muito esperado que após tanto tempo, teorias e estratégias tenham que se adaptar e inovar para acompanhar a modernidade. O que antes eram quatro, agora são oito, e isso reflete e muito o tamanho da mudança que vivenciamos.

Com as tendências aparecendo cada vez mais, novas tecnologias surpreendendo e até mesmo novos mercados surgindo, é claro que o comportamento dos clientes também mudaria. A acessibilidade está a um clique. A variedade de produtos e preços é enorme, as curvas de oferta e demanda sofrem alterações constantes e é normal que boa parte das empresas encontrem dificuldades na hora de se transformarem o que explica também o surgimento acelerado de startups, por exemplo.

Leia também: Inbound marketing, aprenda definitivamente o que é

Agora, os 8P’s foram criados para garantir um plano de Marketing ainda mais eficaz do que o que já existia. Eles são os quatro citados anteriormente (preço, praça, promoção e produto), complementados com: pessoas, processos, posicionamento e performance.

Pessoas: a lição neste P é a do bom atendimento, da humanização. Onde as empresas precisam entender o oferecer o que seus clientes querem. A aproximação nas redes socias é um bom exemplo aqui. Muitas vezes, mesmo não sendo consumidores diretos, as pessoas tendem a ser defensoras, ou não, das marcas, e isso pode influenciar diretamente em uma decisão de compras no futuro. Então, sim, entender a necessidade de cada cliente, atendê-lo bem, deixá-lo ciente de sua importância é peça-chave. Existe necessidade de se criar empatia com o público e isso é refletido em contratações, treinamentos, capacitação e motivação que direcionem seus esforços para os clientes;

· Processos: são os procedimentos e metodologias aplicadas às suas estratégias. Como, por exemplo, pensar as melhores formas de oferecer um bom atendimento, ou quais ferramentas usar? Qual investimento necessário? Ou seja, tudo que possa efetivar a atração e retenção de consumidores. Neste aspecto, a importância de organizar os processos internos dentro da sua organização não pode ficar de fora, de jeito nenhum. Tudo precisa estar muito bem alinhado para que, assim, os processos funcionem e alcancem seus objetivos: os clientes;

· Posicionamento: de que forma sua empresa vai se comunicar com seu público? Qual a melhor forma de oferecer seu produto ou serviço? Ele é muito parecido com a praça, mas trata também do posicionamento estratégico;

· Performance: para conclusão, neste P é possível descobrir o sucesso que sua empresa tem ou não. Ele pode ser aplicado junto de outras ferramentas que ajudam na medição de índices e indicativos, e também atribui as chances de mudanças. Muitas vezes, repensar estratégias ou posicionamentos é o que sua empresa precisa para alcançar as melhorias necessárias.

Não deixe de ler: Tudo sobre o PageSpeed Insights

Entender novos conceitos e descobrir formas de adaptá-los à sua necessidade é sempre muito bom. Foi o que aconteceu com a Doce de Coco Tricot, em 2018, quando as sócias e irmãs Camila e Mariela Borges chegaram à imersão dos 8Ps.

“O mundo digital é muito novo. Não é só montar um e-commerce e sair vendendo. Eu estava naquela busca insana por conhecimento e achava que já tinham se esgotado todas as formas que eu sabia de vender”, conta Camila Borges.

Este é o momento das redes sociais, blogs, vídeos e influência, por isso é muito importante acompanhar as tendências do seu mercado. Talvez, aquilo que “viraliza” pode ser importante para seu planejamento.

E o marketing digital de performance é baseado em indicadores poderosos que contabilizam números e também geram relatórios. Todas as ações são baseadas em dados, por isso, aqui na Livit, nossa performance é 100% focada em resultados concretos.

Gostou deste texto? Precisa de ajuda para desenvolver boas estratégias baseadas em análise, planejamento e implementação de controle? Venha conversar com nosso time de especialistas.

Leitura indispensável: Nutrição de Leads, entenda o que é e para que serve

--

--