LGPD e Solução com SEO

Livit.mktservices
3 min readJan 18, 2022

--

Hoje em dia é quase impossível encontrar uma pessoa que não esteja conectada à internet. Até porque, separar as nossas vidas da era tecnológica pode resultar em uma série de empecilhos. Seja como usuário comum ou profissional, as pessoas farão uso de algum aplicativo, site ou software. Mas, o que veio para facilitar, pode muito bem trazer prejuízos se não usado com cautela. O tema LGPD e Solução com SEO vem bem a calhar quando o assunto é segurança.

Diante da tela de um celular, por exemplo, podemos comprar, pesquisar e pagar contas. Basta um clique e pronto, tudo está feito. E é normal criarmos esse costume, pois com a facilidade na palma de nossas mãos, tudo acontece com rapidez. Sem precisar sair de casa, enfrentar filas e ter uma infinidade de opções à sua disposição. Cada dia mais envolvidos pelo digital, não fica difícil notar mudanças na abordagem sobre coleta de cookies quando você acessa páginas de empresas e portais na internet.

A Lei Geral de Proteção de Dados, também chamada de Lei nº 13.709, é muito necessária, a fim de proteger o uso de dados, pois, no Brasil, os crimes cibernéticos cresceram em tempos de pandemia. Em 2020, o registro de denúncias anônimas contabilizou 156.692 casos, segundo os dados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. Além de invasões de computadores, interceptação de dados, disseminação de malwares e discurso de ódio pela web também são caracterizados como crimes.

As leis abrangem atividades como criação e distribuição de vírus de computador, disseminação de software para interceptação de dados, invasão de redes e computadores e uso de dados de cartões de crédito sem autorização do titular.

Leia mais: Jogos NFT, saiba o que são, como funcionam e quais são os principais

A LGPD no Marketing Digital

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, não é difícil imaginar que as ações de marketing que visam atrair contatos, vender e se manter conectado ao público, precisam ser revistas. É fundamental trabalhar para construir proteções que impeçam o vazamento de dados. Por isso, aqui estão uma série de práticas que devem ser aplicadas nos canais empregados para promover sua marca. Confira!

Leia também: Retrospectiva de 2021

Formulários de cadastro no site

Um dos principais benefícios de se ter um site é a possibilidade de criar uma vitrine da sua empresa, apresentando os principais serviços que ela disponibiliza e oferecendo aos visitantes do site a possibilidade de obter mais informações sobre os produtos. Entre as formas de obter dados sobre o público que acessa seu portal e se interessa pelos produtos e serviços oferecidos está o uso de formulários de cadastro. Nesses formulários, devem ser solicitadas informações relevantes sobre os usuários, conforme falamos anteriormente.

Indicação de leitura: Passos para fazer um rebranding

Rastreamento de visitantes no site

Além de ser um canal importante para a captação de leads, o site pode ser usado para entender melhor o comportamento do seu público. Um dos recursos que ajuda nessa verificação é o Lead Tracking. Esse tipo de análise identifica os interesses do público a partir do tipo de interação no site. É possível saber quais páginas foram acessadas e, com base nas informações obtidas, personalizar as comunicações realizadas posteriormente.

Não deixe de ler: Influenciadores digitais negros para conhecer

E-mail marketing

O e-mail marketing é um dos canais mais rentáveis para a estratégia de comunicação, no entanto, para isso, é preciso que ele seja feito especificamente para o público interessado no seu conteúdo. Diversas práticas relacionadas à utilização de dados já eram recomendadas.

Um exemplo bem simples do que deve ser evitado para manter sua empresa em conformidade com a LGPD é a compra de listas de e-mail. Essa prática, normalmente realizada por quem busca resultados rápidos, vai totalmente contra as normativas da Lei de Proteção de Dados, pois nenhum dos contatos obtidos ao comprar as listas de e-mail atendeu os interesses nas suas ações.

Leitura indispensável: B2B e B2C, entenda a diferença

--

--

No responses yet