Passos para fazer um rebranding
Se você está presente nas redes sociais, em algum momento, com toda a certeza já deve ter se deparado com comentários de interação entre grandes marcas e pessoas. Aos olhos do público, é empolgante participar desse tipo de ação e, para as empresas, manter essa aproximação é essencial para que sua marca seja bem vista e também para atrair possíveis consumidores. Em termos de Marketing, hoje, essa prática é uma das grandes jogadas da Comunicação, fazendo parte diretamente do que conhecemos como Rebranding.
Sabemos que Branding trata toda a gestão de uma marca, desde posicionamento até valores, e quando uma marca já consolidada no mercado, conhecida ou não, decide que é hora de mudar, repaginar sua identidade visual ou até mesmo alcançar outro público-alvo, nós chamamos esse processo de Rebranding.
Dica de leitura: Brand Awareness
Rebranding: o que é e quando aplicar?
Conforme citamos anteriormente, Rebranding é o nome dado às ações estratégicas que buscam reposicionar uma marca no mercado. Na percepção do consumidor e com as tendências de Marketing mudando constantemente, as marcas precisam se adaptar ao que seus clientes buscam ou podem acabar ficando para trás. Essa é a forma de reinvenção encontrada, e diga-se de passagem, mais utilizada para melhorar e aproximar consumidores e empresas.
Mas todo o processo, para ser efetivo e consequentemente se tornar um case de sucesso, precisa passar por vários estudos, avaliações e análise de perfil dos consumidores, já que eles são peça-chave para conseguir uma boa visibilidade para sua marca com planejamento estratégico cuidadoso e que alinhe ao objetivo da sua empresa, sabendo que o público espera aproximação. Com isso diversas organizações optaram por mudar suas mensagens publicitárias.
Leia mais: Brand Awareness: confira como promover sua marca nas redes sociais
O processo de Rebranding deve ser completo, contemplando desde a linguagem utilizada no marketing da empresa até os elementos visuais de seu logotipo. Ou seja, o grande objetivo desta estratégia é atualizar os materiais de comunicação da marca a fim de evitar a perda de clientes por sentirem que suas necessidades não estão sendo mais atendidas pelo seu negócio.
Ainda existe a possibilidade do Rebranding total, que é usado geralmente quando uma identidade precisa ser completamente repaginada, como por exemplo, quando duas empresas se fundem e passam por mudanças que podem incluir novos objetivos ou um foco diferente. Nesses casos, o Rebrand normalmente resulta em uma mudança de nome, novas mensagens e imagens atualizadas. E não precisamos ir muito longe, basta ver o que aconteceu com a gigante META (Facebook).
Como saber em que momento o Rebrandig é realmente necessário?
Existem situações em que a mudança pode ser uma iniciativa do negócio para mudar o próprio público-alvo, com a intenção de reposicionar a marca em busca de uma audiência mais vasta.
A mudança feita pela Casas Bahia ilustra bem esse cenário. Não existe um brasileiro que não a conheça, não deixando dúvidas sobre sua influência ao longo dos anos e sua capacidade de atender a diversos públicos. Com o redesenho da imagem, a varejista pretende provar que também pode ser boa opção para o público de alta renda, e não apenas para quem compra eletrodomésticos em várias prestações.
Ah, e não podemos deixar de citar o papel do baianinho nas redes sociais, principalmente no Twitter, que busca também conquistar uma audiência mais jovem e moderna, que reflete as intenções de comunicação, valores e sua proximidade com os consumidores. É um movimento que muitas empresas têm adotado para transmitir a mensagem de que não estão paradas no tempo e percebem a mudança, até mesmo de cultura, de seus clientes.
Rebranding é o ato de ressignificar a imagem de uma empresa ou produto. É uma estratégia planejada, com objetivo de mudar a percepção do público com relação à marca. Mas tais ações podem ou não envolver alterações de nome, logotipo, identidade visual e outros elementos. Por isso, grande parte dos esforços de marketing de qualquer companhia têm o objetivo de criar e consolidar a identidade da marca no mercado.
Alguns pontos que precisam destaque para criar uma estratégia de Rebranding:
· Houve alguma mudança na sua missão ou visão?
· Aconteceu alguma crise de imagem, sendo necessário melhorar sua reputação?
· Você deseja ou precisa apelar para um novo segmento de clientes?
As pesquisas são úteis e necessárias para trazer os feedbacks dos clientes e indicam um padrão de comportamento e entendimento da marca pelos seus consumidores. Você pode decidir por fazer Rebranding só ao ter certeza de que uma mudança é realmente necessária e não como uma reação aos baixos ciclos de vendas. Ou mesmo quando ocorre alguma grande alteração no modelo de negócio e isso precisa ser refletido interna e externamente.
Dica de leitura: os 8P’s do Marketing digital
Para construir uma personalidade forte é necessário um bom planejamento, inteligência de mercado e sensibilidade. Assim, é possível que os clientes reconheçam os traços da empresa.
Gostou do texto? Precisa de ajuda para pensar em uma estratégia de sucesso para sua marca? Entre em contato com a Livit. Nós temos a solução certa para você!