Brand Awareness: como as marcas usam a técnica para entrar na sua mente
Imagine que você está em casa, vivendo mais um dia comum, tendo que lidar com todas as responsabilidades do home office. Lá fora, um calor de 32º graus. Mesmo com o ventilador ligado e as janelas abertas, a sede te domina e aí você lembra que dentro da geladeira uma garrafa de Coca-Cola gelada te espera. É como se aquele momento fosse o melhor daquela data, afinal, se refrescar em um dia de calor traz uma sensação muito boa. Mas, como tudo que é bom dura pouco, ao levar o copo para pia, lembra, desanimado, que nas compras do mês se esqueceu de levar o Bombril, e vendo as louças mais uma vez, deixa um suspiro inconsolável escapar. O que isso tem a ver com Brand Awareness? Falaremos em instantes!
Fazendo notas mentais, você percebe que não faltou apenas isso, mas também a Maizena, a Gillete e quase se esqueceu de renovar a Netflix. Na tela do Iphone, as notificações não param de chegar e mesmo com o dia ainda no começo, a certeza de que vai precisar do Dorflex já circula em seus pensamentos.
Sei que esse parece mais um relato triste sobre a vida de uma pessoa adulta e realmente é, pois quantos de nós não nos identificamos com essas poucas linhas? Contudo, nossa intenção aqui não foi apenas de criar um “desabafo”, e sim mostrar como as marcas fazem parte das nossas vidas mesmo inconscientemente, pois você deve ter percebido todas as vezes em que citei grifes já conhecidas e bem específicas, como se fossem as únicas a representar o produto em questão. E esse tipo de mensagem acontece conosco com muito mais frequência do que imaginamos, e poderíamos muito bem dizer apenas que dentro da geladeira tinha um refrigerante, e que a palha de aço acabou ou explicar de forma genérica a respeito do celular.
Leia mais: Linguagem Visual utilizada em anúncios, conheça as estratégias
Mas preste bem atenção, se esse fosse mesmo um diálogo comum entre pessoas, com toda a certeza, tais marcas e muitas outras seriam colocadas naturalmente, sem a intenção de promovê-las, apenas porque seus nomes são os que vem automaticamente quando falamos dos produtos citados. Assim, chegamos ao assunto deste artigo: o Brand Awareness.
Talvez o termo possa te assustar logo de cara, mas entendê-lo é bem mais simples do que achamos. Brand Awareness, também conhecido como consciência de marca, é uma das métricas mais importantes utilizada no Marketing, isso porque trata diretamente de como sua marca, produto ou serviço é vista e se aproxima do público.
No começo deste texto, a criação do storytelling foi essencial para entender a que ponto precisamos chegar. Associar marcas a produtos de forma natural é o resultado de uma consciência de marca que deu muito certo. Ou seja, o jeito de ganhar não só credibilidade como conseguir espalhar propagandas sobre seu produto, fazendo com que as pessoas se lembrem dele. Não é preciso ir muito longe para encontrar bons exemplos que alcançaram sucesso.
Basta ver uma maçã para se lembrar da Apple, ou lembrar da aproximação que a Netflix tem com seu público pelas redes sociais. Apesar de, no primeiro momento, tais ações não parecerem lá grandes coisas, tenha certeza de que é aí que você se engana.
Leia também: Tudo sobre o PageSpeed Insights
A importância do Brand Awareness
Além do fato de ser uma das métricas mais importantes do Marketing, conseguir fidelizar as pessoas, traz inúmeras vantagens. Vamos usar o exemplo da gigante Coca-Cola. Não existe uma pessoa que não a conheça, sendo não só o refrigerante mais popular no mundo, como a primeira escolha de muita gente. Aqui no Brasil, a empresa recebeu a premiação da marca de refrigerante mais lembrada pelos gaúchos no prêmio TOP OF MIND RIO GRANDE DO SUL 2018. Com um índice de 63,1, a Coca-Cola é o refrigerante com maior popularidade na mente do público gaúcho.
Comentar sobre marcas já consolidadas no mercado é um bom exemplo. Mas para aqueles que estão começando sua jornada, aqui vão algumas dicas importantes:
· Conte com o apoio de seu público: um Brand Awareness elevado é o que faz muitos consumidores falarem Bombril em vez de palha de aço, ou Gilette ao invés de lâmina de barbear. É o que faz, também, as pessoas se lembrarem de determinadas marcas ao pensarem em uma característica, aumentando de forma elevada sua popularidade. Uma pesquisa feita pela Opinion Box revela que 72% das pessoas acreditam que o diálogo entre marcas, causas e consumidores deve ser estimulado. Quanto mais satisfeito um cliente fica, maior a tendência de fidelização e divulgação espontânea para outros potenciais clientes;
· Crie conteúdos relevantes: materiais e conteúdos bem estruturados, que acompanhem as tendências e demonstrem o quão sua marca está ligada ao que acontece no mundo aumenta o interesse das pessoas. Proporcionar uma boa experiência aos usuários pode elevar as visitas aos seus meios de comunicação e transformá-las em defensores. Lembre-se: ter sua credibilidade vista como duvidosa pelos clientes só afasta ainda mais os que ainda não conhecem seus produtos ou serviços;
· Aumente suas campanhas de marketing: 64% dos consumidores se dizem fiéis a alguma marca e como o Brand Awareness é uma métrica que mede o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores, quando grande parte dessas pessoas têm uma lembrança positiva, essas percepções podem ser aproveitadas em uma campanha para reforçar esse vínculo, aumentando o alcance da sua audiência.
Dica de leitura: Como aumentar o tráfego de seu site
Estratégia e paciência
Para conquistar uma percepção positiva, é necessário ter paciência. Mesmo com investimentos, esse é um trabalho que exige muita pesquisa. Marcar presença nas redes sociais é interessante para que você saiba o que as pessoas falam. Apostar em parcerias bem vistas por seu público e que exerçam influência positiva sobre ele traz ótimos resultados em termos de conscientização de marca.
As empresas precisam, a todo momento, expor sua marca e fazer com que ela esteja presente na vida do seu público-alvo constantemente. Para construir uma personalidade forte é necessário um bom planejamento, inteligência de mercado e sensibilidade. Assim, é possível que os clientes reconheçam os traços do seu negócio.
Gostou do conteúdo? Acompanhe a Livit nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado de comunicação.
Não deixe de ler: Nutrição de Leads, entenda o que é e para que serve