O que é o Facebook Meta?

Livit.mktservices
3 min readNov 12, 2021

--

Meses atrás, o mundo foi surpreendido pelo anúncio de Mark Zuckerberg sobre a mudança de nome da sua rede social para Facebook Meta. A princípio, a novidade anunciada no dia 28 de outubro de 2021, causou certa estranheza e também assustou os usuários, mas não há motivos para preocupação. O Facebook vai continuar existindo como todos conhecemos, o que muda é apenas o nome da empresa, que após a mudança, vai focar seus esforços na construção do Metaverso, uma realidade virtual digna dos filmes de ficção científica.

Segundo Zuckerberg, a mudança aconteceu para que novos produtos e ideias não fiquem atrelados apenas ao nome Facebook, pois o Metaverso vai muito além. O assunto continua sendo muito comentado por muitas pessoas ao redor do mundo e há aqueles que dizem que essa alteração foi feita apenas com a intenção de abafar os recentes escândalos sobre vazamento de dados envolvendo a organização.

Ainda não existem muitas notícias a respeito, mas o que sabemos até o momento é que o Metaverso, como Mark chama, tem a intenção de tornar cenários 3D reais, para que as pessoas mergulhem em todos os universos e cenários possíveis. Em alguns casos já é possível conhecer a ideia com a ajuda dos óculos de realidade virtual.

Leia mais: Conheça os 8P’s do Marketing digital

Tecnologia misturada com o dia a dia

O mundo virtual é a mais recente aposta das gigantes da tecnologia e promete dar novos contornos à comunicação humana. No futuro Metaverso, as pessoas poderão reproduzir todos os aspectos da vida no universo virtual. Em comunicado à imprensa na ocasião do anúncio da mudança de Facebook para Meta, o CEO explicou o que será possível fazer no Metaverso da seguinte forma:

“Você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar. Reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar, bem como experiências completamente novas que realmente não se encaixam no jeito como pensamos sobre computadores ou telefones hoje em dia”.

Uma boa indicação para quem deseja conhecer mais do que essa futura realidade possa vir a ser é o filme “O jogador número um”, que um retrata um cenário no futuro, no ano de 2045, onde esse tipo de tecnologia é usado pelas pessoas.

Leia também: B2B e B2C, entenda a diferença

Concorrência de olhos abertos

Mas não se engane, ainda que a notícia tenha sido muito repercutida, a recém-nascida Meta não é a única gigante da tecnologia investindo na criação desse novo universo. Empresas como Microsoft e Roblox também disputam uma fatia dessa próxima etapa da rede mundial de computadores.

Apesar da euforia, ainda existem muitos pontos que precisam ser analisados nessa proposta tentadora. O próprio Facebook está constantemente envolvido em escândalos de privacidade, sendo que no mais conhecido deles, chamado de Cambrigde Analytica, impactou inclusive nas campanhas eleitorais. Não há garantias de que a companhia conseguirá manter a segurança dos dados pessoais de seus usuários, especialmente em um futuro no qual vai dispor de muito mais informações.

Estamos falando de grandes polêmicas envolvidas, porém, enquanto a ideia vem sendo desenvolvida, só nos resta esperar por novidades. Na internet, vários memes já foram criados e as pessoas continuam a comentar sobre o assunto com tom de humor e preocupação também, afinal, viver um futuro com possibilidades tão intrigantes vai mudar completamente tudo o que conhecemos hoje.

Indicação de leitura: Brand Awareness, confira como promover sua marca nas redes sociais

--

--